2017 – 2021


O projeto 5G-RANGE, aprovado na 4ª Chamada EU-BR em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), tem como objetivo projetar, desenvolver, implementar e validar mecanismos que permitam à rede 5G fornecer uma solução economicamente eficaz para o acesso à Internet em áreas remotas. O 5G-RANGE busca adaptar e criar uma nova tecnologia 5G suficientemente flexível para operar tanto em áreas urbanas quanto rurais, abordando casos de uso importantes como aplicações para agronegócios, serviços rodoviários e acesso remoto à Internet.

Os altos custos do espectro e a baixa densidade populacional são as principais barreiras para a implantação generalizada do acesso à banda larga em áreas remotas. Para reduzir os custos de implantação, o projeto 5G-RANGE propõe o uso oportunista dos TVWS (TV White Spaces) nas bandas VHF (Very High Frequency) e UHF (Ultra High Frequency). Essa abordagem sem licença e oportunista para a exploração dos TVWS reduz significativamente os custos operacionais da rede.

As bandas VHF e UHF apresentam excelentes propriedades de propagação de sinal, permitindo uma ampla cobertura de área. Com isso, o 5G-RANGE visa não apenas melhorar a conectividade em regiões afastadas, mas também oferecer uma solução robusta e de baixo custo, viabilizando o acesso à Internet e a inclusão digital em áreas onde a infraestrutura tradicional de telecomunicações é inviável ou economicamente proibitiva.

Integrantes: Daniel Costa Araújo – Integrante / Marcos F. Caetano – Integrante / Eduardo Alchieri – Integrante / Priscila América Solís Mendez Barreto – Coordenador.

Pular para o conteúdo