TCC | 2024

E-mail: gabriel.williams44@gmail.com

Assunto: Cristais Líquidos em RF

(Co)orientador: Sébastien Rondineau

Gabriel Williams Silva de Mendonça

Graduando em Engenharia Eletrônica

Graduando em Engenharia Eletrônica pela Universidade de Brasília, desenvolveu um vasto portfólio de pesquisas e projetos. Membro do Laboratório de Telecomunicações da Universidade de Brasília, onde realizou seu TCC sobre “Cristais Líquidos em RF”. Entre 2017 e 2019, atuou no Laboratório de Engenharia Biomédica da mesma universidade, trabalhando com Sistemas Operacionais em Tempo Real (RTOS) para sistemas embarcados, condicionamento de sensores e instrumentação eletrônica em projetos como RAPHA e SOFIA, focados em fototerapia para úlceras diabéticas e ablação hepática por radiofrequência, respectivamente.

Participou do projeto Ticê, desenvolvido pela Faculdade de Tecnologia da UnB em colaboração com a USP e a Ufscar, onde trabalhou na modelagem matemática do sistema respiratório, projetos de circuitos analógicos, instrumentação eletrônica, protocolos de comunicação digital e sistemas embarcados, contribuindo para o desenvolvimento de um respirador mecânico para uso ambulatorial e home-care durante a pandemia de COVID-19.

Na empresa Qualis A Engenharia, atuou na manutenção e recondicionamento de equipamentos de potência. Foi um dos criadores do eixo de eletrônica de potência do grupo POLARIS, no Laboratório de Sistemas Espaciais (LaSE) da Faculdade do Gama (FGA) da UnB, onde trabalhou no projeto e caracterização de unidades de condicionamento elétrico para fontes chaveadas de alta tensão em sistemas de propulsão à plasma.

Em colaboração com o Laboratório de Pesquisa em Polímeros e Nanomateriais (LabPoln), desenvolveu sistemas de aquisição para línguas eletrônicas. Tem experiência no projeto e simulação de circuitos integrados analógicos na área de gerenciamento de energia (PMICs) utilizando o Cadence Virtuoso. Na Omnisys, empresa do Thales Group Brasil, trabalhou no desenvolvimento de componentes para o espectro de micro-ondas, incluindo o projeto e análise de antenas, radares militares e outros sistemas de alta frequência.

Envolveu-se em projetos de linhas de transmissão e dispositivos reconfiguráveis baseados em cristais líquidos, em parceria com a Radiofrequency Systems (RFS) e Amphenol Antennas, utilizando tecnologias de fabricação de microfita e projeto de circuitos de alta frequência. Tem forte interesse nas áreas de radiofrequência, micro-ondas, dispositivos de micro-ondas, fotônica e comunicações ópticas, física dos dispositivos de estado sólido, arranjos de antenas e rádio definido por software.

Pular para o conteúdo