2019 – atual
Projeto certificado pelo coordenador Fábio Alfaia da Cunha em 04/02/2022. Historicamente, a ciência aeronáutica, especialmente na área de ensaios em voo, dependia de instrumentação de grande porte, tornando inviável ou ineficiente a implementação dessa instrumentação em asas infláveis ou hiperflexíveis. Consequentemente, o desenvolvimento de sistemas que utilizam essas asas, como sistemas de desaceleração, posicionamento de cargas, propulsão eólica e aeronaves desportivas, ainda ocorre de forma semi-empírica. Isso resulta em limitações nas ferramentas e metodologias de otimização de projetos e na falta de compreensão profunda sobre o fenômeno de colapso e as características de projeto que o influenciam.
Com a evolução da instrumentação embarcada, especialmente para sistemas de aeronaves autônomas e remotamente pilotadas (drones), surgiu uma nova geração de sensores miniaturizados na última década, abrindo novas possibilidades para aplicações tecnológicas e científicas em ensaios em voo. Este projeto propõe estudar as características dinâmicas e aerodinâmicas de uma asa inflável flexível utilizando um sistema de instrumentação inovador, projetado com um conjunto de sensores de alta tecnologia integrados para aplicações aeronáuticas.
O projeto envolve projetar o sistema de instrumentação, validá-lo em túnel de vento, instalá-lo em uma asa real e realizar uma completa campanha de ensaios em voo. Durante os ensaios, serão coletados dados dinâmicos de movimento e de distribuição de pressão na asa. A análise desses dados permitirá determinar as características de projeto que tornam o sistema mais ou menos propenso ao fenômeno de colapso, além de descrever a variação de pressão ao longo da asa flexível durante diferentes manobras.
A análise aprofundada possibilitará otimizar o projeto desse tipo de sistema, prevenir a construção de sistemas com tendência ao colapso, aumentar a segurança e fornecer bases para o desenvolvimento de sistemas de controle autônomo aplicados. O sistema de instrumentação utilizado constituirá uma ferramenta inovadora para ensaios de asas flexíveis, estabelecendo uma nova metodologia para o desenvolvimento desses produtos.
Integrantes: Sébastien Roland Marie Joseph RONDINEAU – Integrante / Fábio Alfaia da Cunha – Coordenador / Eduardo Gonçalves Sousa – Integrante / Diego Muniz Benedetti – Integrante / Manuel Nascimento Dias Barcelos Júnior – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal – Auxílio financeiro.