ARQUIVO DE PALESTRAS

Palestra: "Linhas de Transmissão: de Conexões Simples a Filtros de Alta Ordem" Prof. Dr. Glauco Fontgalland

Palestra Prof. Dr. Glauco Fontgalland

LINK: Linhas de transmissão de conexões simples a filtros de alta ordem Prof Dr Glauco Fontgalland

Vivemos em uma era rápida e revolucionária de produtos e sistemas inteligentes, que visam melhorar a qualidade de vida. Para implementar essas tecnologias, precisamos de baixo consumo de energia, leveza, miniaturização, biocompatibilidade, alta capacidade, longo alcance, banda larga, alta eficiência, alto ganho, seletividade, funcionamento sem distorção, multifuncionalidade, confiabilidade, entre outros requisitos. No entanto, alguns desses requisitos são conflitantes, o que exige um entendimento aprofundado dos princípios de micro-ondas. O único elemento de circuito presente em qualquer dispositivo ou sistema é a linha de transmissão.

Esta palestra abordará os fundamentos das linhas de transmissão, desde seu uso como conexões simples entre sistemas e dispositivos até a implementação em filtros e redes de casamento. Serão discutidos os efeitos da dependência de material e frequência, assim como o acoplamento de circuitos. Alguns exemplos de ponta serão apresentados e debatidos. Faremos uma rápida revisão da carta de Smith e passaremos por um exemplo simples. Concluiremos demonstrando que os novos sistemas inteligentes de radiofrequência e ondas milimétricas exigem engenheiros altamente capacitados nos fundamentos de micro-ondas.

Sobre o Palestrante

Prof. Dr. Glauco FONTGALLAND (S’97–A’99–M’00–SM’07)
Recebeu seus diplomas de graduação e mestrado em engenharia eletrônica pela Universidade de Campina Grande – UFCG, Brasil, em 1989 e 1993, respectivamente, e o doutorado em eletrônica pelo Institut National Polytechnique de Toulouse – ENSEEIHT, França, em 1999. Sua dissertação de doutorado foi indicada ao prêmio Leopold Scande do INP-T, França. Em 2007, atuou como professor visitante na ESISAR, Valence, França, e de 2010 a 2012 na ESL/Ohio State University, OH, EUA. Em 2015, tornou-se Professor Titular na UFCG. É o chefe do grupo de Micro-ondas e Eletromagnetismo Aplicado – LEMA. O Dr. Fontgalland é Professor Associado na University of Mount Union, Alliance, EUA. Ele é editor do livro Smart Systems: Theory and Advances (2022) e coautor de Approche Unifiée en Électromagnétisme pour l’Optique, les Micro-Ondes et les Circuits (2017), entre outros dois, além do capítulo de livro Bandwidth enhancement of an ultra-wide band planar inverted F-antenna (Antena Editora, Brasil, 2019). É autor ou coautor de mais de 250 artigos em periódicos e conferências e atua como revisor para mais de 20 periódicos científicos. Foi Editor Associado da IEEE Latin America Transactions e atualmente é Editor Associado da IEEE Microwave Wireless Technology Letters (WTL). Foi coautor dsos melhores artigos em conferências e orientou o vencedor do Student EMC Hardware Design Competition (IEEE EMC2024). Foi vencedor do prêmio IEEE Region 9 Meritorious Service, 2024, e do IET Outstanding Reviewer, 2019.
Seus principais interesses de pesquisa incluem circuitos de micro-ondas, antenas, medições de micro-ondas e sensores para aplicações em dispositivos NGD, IoT, UWB, RFID, EMC, WPT, SWIPT e antenas de momento angular orbital (OAM). É membro dos comitês MTT-S, AP-S e EMC-S. Desde 2021, preside o IEEE AP-S Student Design Contest (SDC). O Dr. Fontgalland é membro do IEEE e dos SBMO, SBMag, SBMeta, SBMicro e da The Applied Computational Society (ACES). No MTT-S, atua como presidente do Subcomitê de Engajamento Estudantil, tesoureiro assistente e vice-presidente do MGA, além de ser membro do TC-24 no MTT-S.

Palestra: "Quantum Computing: What is it, how does it work, and what are the opportunities for microwave engineers"

LINkK: Quantum Computing: What is it, how does it work, and what are the opportunities for microwave engineers

A computação quântica oferece o potencial para uma aceleração exponencial de certas classes de problemas computacionais e, como tal, o desenvolvimento de um computador quântico prático tem sido um campo de intensa pesquisa nas últimas duas décadas. No entanto, ainda estamos em estágios iniciais no desenvolvimento desses sistemas, pois acabamos de atingir o ponto em que experimentos de laboratório mostraram que os computadores quânticos podem superar os computadores clássicos em certas tarefas computacionais. Portanto, este é um momento empolgante na área, análogo aos primórdios do desenvolvimento do computador clássico. Como engenheiros de micro-ondas, temos uma tremenda oportunidade de contribuir para a computação quântica, visto que o controle e a medição da maioria dos processadores quânticos são realizados usando técnicas de micro-ondas. Nesta palestra, descreverei o uso de micro-ondas na computação quântica, com foco na tecnologia de qubits supercondutores, que foi usada para demonstrar que um computador quântico é capaz de computação pós-clássica. A palestra será voltada para engenheiros de micro-ondas sem experiência em computação quântica e proporcionará uma visão geral dos fundamentos, arquiteturas de sistemas contemporâneas, experimentos recentes e, por fim, dos principais desafios das micro-ondas que devem ser superados para que a computação quântica tolerante a falhas se torne realidade. Enquanto os aspectos “quânticos” da computação quântica serão descritos, a discussão técnica mais aprofundada se concentrará na especificação e no projeto dos sistemas de controle e medição de micro-ondas necessários para operar esses sistemas, usando o computador quântico Sycamore de última geração do Google como exemplo. Pesquisas em andamento em eletrônica escalável de controle e medição também serão descritas.

Sobre o Palestrante

Prof. Dr. Joseph Bardin (University of Massachussetts Amherst, EUA)

Joseph Bardin obteve seu doutorado em engenharia elétrica pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia em 2009. Em 2010, ingressou no departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade de Massachusetts Amherst, onde atualmente é professor titular. Seu grupo de pesquisa concentra-se atualmente em circuitos integrados de baixa temperatura com aplicações em radioastronomia e ciências da informação quântica. Em 2017, juntou-se à equipe do Google AI Quantum como pesquisador visitante e, além de sua nomeação na universidade, atualmente lidera os esforços do Google para desenvolver componentes eletrônicos para seus computadores quânticos atuais e futuros. O professor Bardin recebeu o prêmio DARPA Young Faculty Award de 2011, o prêmio NSF CAREER Award de 2014, o prêmio Office of Naval Research YIP de 2015, o prêmio Barbara H. e Joseph I. Goldstein Outstanding Junior Faculty Award de 2016 da UMass Amherst College of Engineering, o prêmio UMass Amherst Award de 2016 por realizações excepcionais em pesquisa e atividade criativa, o prêmio IEEE MTT-S Outstanding Young Engineer Award de 2020 e o prêmio IEEE MTT-S Microwave Magazine Best Paper de 2022.

Pular para o conteúdo